Powered By Blogger

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Capítulo 12. Docência na cibercultura: possibilidades de usos de REA


RESUMO

O ciberespaço é constituído por uma multiplicidade de interfaces abertas que potencializam as relações estabelecidas coletivamente. Compreendemos que estas relações emergem da filosofia de abertura que tem como uma de suas marcas os Recursos Educacionais Abertos (REA). 

OBJETIVOS DE COOPERAGEM

Refletir sobre as as possibilidades de usos de REAs via autorias colaborativas dos docentes em rede e via dispositivos móveis coloca-se para nós como questões emergentes da atual fase móvel e ubíqua da cibercultura. Portanto, discutir a docência na cibercultura mediada pelas redes sociais e pelos dispositivos móveis articulando-os à construção do conhecimento a partir da intencionalidade pedagógica refletida nos REAs, torna-se essencial para que possamos: 
a) Compreender os potenciais das tecnologias digitais e das redes sociais para a formação docente. 
b) Planejar e produzir conteúdos e situações de aprendizagem com REA. 

POSSIBILIDADES DE REUTILIZAÇÃO 

Este capítulo poderá ser reutilizado por todos os interessados em docência online com objetivos diversos, dentre eles:
• Explorar diversas possibilidades educativas e comunicacionais da educação online nas diversas redes educativas das quais fazemos parte.
 • Repensar a prática pedagógica a partir da criação e compartilhamento de REAs.
 • Utilizar o REA como dispositivo de formação docente. 

PALAVRAS-CHAVE: Docência, Cibercultura, Mobilidade, Redes sociais, REA.

1 - ABERTURA 




http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/29497/mod_resource/content/2/cap12_gpdoc.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário