Powered By Blogger

sábado, 21 de fevereiro de 2015

IMAGENS




"Uma imagem vale mais que mil palavras?”


Objetivos • Relacionar e avaliar novas potencialidades do uso de imagens para a aprendizagem online no contexto da cibercultura, 

            A experiência do ser humano não pode ser compreendida sem considerar as suas relações com a informação. Hjørland e Capurro (2007) distinguem três usos da palavra informação: (1) informação como processo, que corresponde ao ato de informar; (2) informação como conhecimento, referente ao conhecimento comunicado; e (3) informação como coisa, que diz respeito aos objetos como dados e documentos.

         A informação potencializada pelo digital em rede é o que, atualmente, está associada à ideia de ciberespaço. E este, não está presente nos computadores nem nas redes que os conectam. O ciberespaço é a máquina abstrata que rompe com os territórios e une transversalmente os níveis maquínicos, materiais, cognitivos, afetivos, estéticos e sociais, denominado por Guattari (1993) como “ecologia do virtual”. O ciberespaço molda a nova organização social, estruturando novas relações espaçotemporais e afetando o pensamento, a inteligência e a sensibilidade (Lévy (1996); Santaella (2004)). Nos espaços multirreferenciais do ciberespaço, os seres humanos resignificam seus cotidianos e constroem conhecimento a partir da apropriação dos diversos artefatos culturais, tecnologias, autorias e interações sociais (Santos, 2012)


“Aprendemos porque nos comunicamos, fazemos cultura e produzimos sentidos e significados.
Enfim, significamos, com nossas redes intrapsicológicas, em interação constante com nossas múltiplas redes interpsicológicas, condicionadas pela cultura em suas multifacetadas relações.” (Santos, 2012). 




http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/29496/mod_resource/content/6/M%C3%ADdiasNovo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário