"Uma imagem vale mais que mil palavras?”
Objetivos
• Relacionar e avaliar novas potencialidades do uso de imagens para a aprendizagem
online no contexto da cibercultura,
A experiência do ser humano não pode ser compreendida sem considerar as suas
relações com a informação. Hjørland e Capurro (2007) distinguem três usos da palavra
informação: (1) informação como processo, que corresponde ao ato de informar; (2)
informação como conhecimento, referente ao conhecimento comunicado; e (3) informação
como coisa, que diz respeito aos objetos como dados e documentos.
A informação potencializada pelo digital em rede é o que, atualmente, está associada à
ideia de ciberespaço. E este, não está presente nos computadores nem nas redes que os
conectam. O ciberespaço é a máquina abstrata que rompe com os territórios e une
transversalmente os níveis maquínicos, materiais, cognitivos, afetivos, estéticos e sociais,
denominado por Guattari (1993) como “ecologia do virtual”. O ciberespaço molda a nova
organização social, estruturando novas relações espaçotemporais e afetando o pensamento, a
inteligência e a sensibilidade (Lévy (1996); Santaella (2004)). Nos espaços multirreferenciais
do ciberespaço, os seres humanos resignificam seus cotidianos e constroem conhecimento a
partir da apropriação dos diversos artefatos culturais, tecnologias, autorias e interações sociais
(Santos, 2012)
“Aprendemos porque nos comunicamos, fazemos cultura e produzimos sentidos
e significados.
Enfim, significamos, com nossas redes intrapsicológicas, em
interação constante com nossas múltiplas redes interpsicológicas, condicionadas
pela cultura em suas multifacetadas relações.” (Santos, 2012).
http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/29496/mod_resource/content/6/M%C3%ADdiasNovo.pdf
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