Trabalhar o conceito dos novos espaços tecnológicos; Despertar a atitude reflexiva e crítica sobre o que escrever e disponibilizar nos espaços tecnológicos; Criar um Blog;
Trabalhar o conceito de interpretação de texto e o conhecimento da linguagem informal;
Ler e interpretar música; Socializar informações.
OBS: A partir do Blog criado, socializar material de outras disciplinas.
Ensino Fundamental e Ensino Médio
Blog; Msn ; Orkut.
Metodologia de aplicação:
Pesquisar se os alunos costumam navegar na Internet e para quê a utilizam.
Questionar se alguma vez fizeram uso de diário.
Requerer que façam um pesquisa, no laboratório de informática, sobre o significado de Blog.
Informar que o Blog pode funcionar como um Diário, entretanto é uma ferramenta da WEB 2.0 e pode ser compartilhado.
Em seguida, sugerir uma atividade que trabalhem o conceito de interpretação de texto e o conhecimento da linguagem informal (linguagem utilizada no cotidiano em sites da internet, como no Orkut, MSN, Blogs)
Solicitar que em dupla interpretem a música: “Blog” , dos cantores Rafaela e Maury, disponível em: (http://letras.terra.com.br/rafaela-maury/1277429/).Também é possível solicitar que interpretem outros temas e compartilhar material de outras disciplinas.
Após a pesquisa e interpretação , todos devem socializar o material, trocar informações.
Depois dessa etapa os alunos devem criar um blog para divulgação de trabalhos realizados.
Para isso o professor deve dar as instruções.Solicitar que explorem os recursos tecnológicos do Blog (mudança de letras, cor de fundo).
Nessa etapa os alunos devem digitar no blog a interpretação da música, ou de outro material.
do Blog (mudança de letras, cor de fundo).
Finalizando , incentivar aos alunos que divulguem esse material em outros ambientes sociais da rede, como por exemplo, Orkut e Msn e esclarecendo que também podem ser explorados para atividades na Educação. É possível sugestionar que todos, uma vez por mês , atualize as informações do Blog.
Forma de avaliação:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado do Blog. Além disso, o professor deverá verificar como os alunos desempenharam a Interpretação da Letra da música “Blog”.
Cronograma: Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas
As estratégias utilizadas serão:
Aula interativa;
Utilização do laboratório de Informática
Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet:
Blogger: Disponível em : https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR Acessado em 12 Abr. 2010
Letrada Música: Disponível em : http://letras.terra.com.br/rafaela-maury/1277429/ Acessado em: 25 Jun.2010
Dicionário: Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/ Acessado em: 14 Abr. 2010
Outros sites: http://filhosdamae.files.wordpress.com/2007/08/diario.jpg
http://prof.medeiros.zip.net/
http://www.priberam.pt/DLPO/
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php
http://www.dicionarios-online.com/
O Blog e sua construção no ambiente educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário