Powered By Blogger

domingo, 12 de outubro de 2014

Instituições participantes têm acesso remoto ao Portal de Periódicos




Sex, 10 de Outubro de 2014



















Alunos, professores e servidores de 90 instituições com acesso gratuito ao Portal de Periódicos da Capes já usufruem das vantagens oferecidas pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O serviço oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) possibilita o acesso remoto aos conteúdos científicos assinados pela Capes e disponíveis no Portal de Periódicos.
A CAFe reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras em uma rede de confiança, permitindo o acesso remoto a diversos serviços voltados para o meio acadêmico, através de uma credencial única (login e senha). Além de oferecer segurança, o processo de autenticação simplifica e facilita o acesso à informação científica.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) foi um dos beneficiados pelo acordo e hoje disponibiliza acesso à CAFe a 2 mil servidores e 13 mil alunos, em 21 campi em todo o estado. “Antes da adesão, o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, por exemplo, só podia ser feito dentro do campus, e requeria a configuração de uma VPN. Agora, eles podem acessar ao conteúdo do Portal de Periódicos de casa, ou de qualquer lugar”, afirma o diretor de TI da instituição, Emerson Mello.
O acesso remoto ao Portal de Periódicos é responsabilidade da instituição a qual o pesquisador está vinculado. Se a instituição ainda não participa da CAFe, a comunidade acadêmica deve procurar o setor de Tecnologia da Informação ou a Biblioteca para solicitar a adesão a esse serviço.

Adesão à CAFe
A instituição interessada em ingressar na CAFe deve enviar o termo de compromisso de adesão, com designação do responsável pelo provedor de identidade, para o e-mail atendimento@cafe.rnp.br. O documento formal e outras informações estão disponíveis no link http://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/cafe.
Fabrícia Carina Souza Araújo



http://www.periodicos.capes.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário