Estudos têm mostrado que sempre houve uma vinculação entre as tecnologias
e o conhecimento e que, de diferentes formas, a educação se apresentou como um
mecanismo de articulação entre ambos. As Novas Tecnologias trouxeram mudanças para
a educação nos diferentes níveis de ensino. No entanto, elas ainda não se configuram
como mediação pedagógica nas práticas docentes. Este estudo mostra as percepções
de docentes da Universidade Federal de Itajubá, quanto ao uso das Novas Tecnologias
no ensino presencial da graduação. A análise quanti-qualitativa foi a metodologia
utilizada. Os dados foram obtidos por um questionário aplicado, via web em 2012. A
amostra constituiu-se de 65 docentes. Os resultados mostraram que 44% deles fizeram
um curso de capacitação em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Quanto ao uso
do Ambiente, as dificuldades estão no planejamento, produção das atividades e
acompanhamento dos alunos. O uso do AVA nas disciplinas compreende 50% da carga
horária em média. São utilizados, ainda, sites pessoais e as redes sociais. Em relação ao
uso das tecnologias foram avaliados, também, o papel do professor, a dedicação dos
alunos aos estudos, a autonomia na aprendizagem e o rendimento escolar. Este trabalho
indica possibilidades para atualização dos docentes quanto à mediação pedagógica pelo
uso das Novas Tecnologias.
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