Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ




 Estudos têm mostrado que sempre houve uma vinculação entre as tecnologias 
e o conhecimento e que, de diferentes formas, a educação se apresentou como um 
mecanismo de articulação entre ambos. As Novas Tecnologias trouxeram mudanças para 
a educação nos diferentes níveis de ensino. No entanto, elas ainda não se configuram 
como mediação pedagógica nas práticas docentes. Este estudo mostra as percepções 
de docentes da Universidade Federal de Itajubá, quanto ao uso das Novas Tecnologias 
no ensino presencial da graduação. A análise quanti-qualitativa foi a metodologia 
utilizada. Os dados foram obtidos por um questionário aplicado, via web em 2012. A 
amostra constituiu-se de 65 docentes. Os resultados mostraram que 44% deles fizeram 
um curso de capacitação em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Quanto ao uso 
do Ambiente, as dificuldades estão no planejamento, produção das atividades e 
acompanhamento dos alunos. O uso do AVA nas disciplinas compreende 50% da carga 
horária em média. São utilizados, ainda, sites pessoais e as redes sociais. Em relação ao 
uso das tecnologias foram avaliados, também, o papel do professor, a dedicação dos 
alunos aos estudos, a autonomia na aprendizagem e o rendimento escolar. Este trabalho 
indica possibilidades para atualização dos docentes quanto à mediação pedagógica pelo 
uso das Novas Tecnologias.


                        http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128071.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário